Gerenciando a saúde financeira da empresa com relatórios contábeis
- Sandra Duarte

- 25 de set. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 8 de abr. de 2021
Você é um empreendedor focado nas atividades de sua empresa, gerencia bem sua equipe de vendas, administra as necessidades de seus clientes, mas ainda sofre com controles administrativos e financeiros?
Durante sua jornada empresarial você já parou para pensar sobre como entender melhor estrutura econômica de seu negócio e gerir sua saúde financeira?

Convidamos você a refletir um pouco mais sobre o assunto, pois logo, você vai se perguntar: “por que eu não pensei nisso, antes de ficar em falta com os números de minha empresa?”
Elaboramos 8 perguntas para ajudar você a começar a refletir melhor sobre o assunto...
Como saber se minha empresa tem capacidade de pagar empregados, fornecedores, juros e empréstimos e ainda pagar lucros aos sócios?
É possível prever futuras necessidades de financiamento?
Os números de minha empresa podem revelar parâmetros econômicos e saúde financeira para prever sua continuidade?
Os recursos e o patrimônios de minha empresa estão sendo bem gerenciados?
Algum risco precisa ser apurado, como mapear e evitar eventuais riscos?
Meus estoques estão sendo bem controlados?
Os lucros realmente existem e como podem ser pagos aos sócios, sem comprometer os fluxos de caixa futuros e obrigações de longo prazo?
Estou pagando os impostos com a melhor eficiência tributária legal que minha empresa pode ter?
Ah, você já deve ter se perguntado... Como a contabilidade poderia me ajudar com a gestão financeira de minha empresa? Para que contratar um serviço de assessoria contábil se minha empresa só precisa pagar impostos?
Empreendedores e empresários, sua jornada empresarial não será mais a mesma quando perceber a grande importância de usar a contabilidade em favor de sua empresa, fazendo melhor uso de uma estrutura econômica para acompanhar a saúde financeira e poder gerenciar melhor seus resultados.
Começa aqui uma excelente oportunidade para entender como assessoria contábil e tributária pode tratar destas, além de outras dúvidas do dia a dia não menos importantes.
Uma assessoria personalizada, confiável e focada no seu business pode preparar controles e instrumentos financeiros para lhe proporcionar controles mais apurados sobre seu negócio. Mas que controles são estes, para me auxiliar na gestão empresarial e financeira?
O Balanço Patrimonial é um relatório preparado pela contabilidade para medir o desempenho financeiro da empresa e a posição do patrimônio, com a apuração dos ativos e passivos.
Já para medir o desempenho do resultado econômico, com a apuração das Receitas, dos Custos e das Despesas é importante avaliar a Demonstração do Resultado.
Ainda, é possível acompanhar as mudanças e oscilações do resultado e do patrimônio, fazendo comparações de números de vários períodos e usando outros relatórios contábeis.
Há diversos meios para se conhecer a estrutura financeira, liquidez e solvência de sua empresa valendo-se de cálculos de indicadores para medir a saúde de sua empresa, com objetivo de tornar seu negócio mais sustentável e mais lucrativo.
Mas por que preciso saber informações sobre liquidez e solvência?
Essas informações são úteis para prever a capacidade da empresa em cumprir compromissos financeiros, diante disponibilidade de caixa, e se poderá honrá-los a curto, médio e longo prazos.
Mas esses instrumentos são uteis só para a gestão interna de minha empresa e para cumprir a lei?
Nada disso. Bancos e financeiras, potenciais investidores, fornecedores e clientes podem utilizar suas demonstrações financeiras para avaliarem a saúde de sua empresa, como instrumentos para tomada de decisão e, assim, prover recursos de investimentos, empréstimos, fornecer bens e adquirir serviços de sua empresa, confirmando a credibilidade e saúde de sua empresa, além de sua capacidade de pagamento.
Com tudo isto, aliado a um bom plano de negócios, a uma boa gestão do fluxo de caixa e a uma gestão administrativa, fiscal e tributária, vamos enxergar melhor os resultados e potencializar sua gestão empresarial, para que você se torne ainda mais bem-sucedido na gestão de seu negócio.
Comentários